sexta-feira, 30 de julho de 2010

bom ou mau?!



"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe." Jean-Jacques Rousseau
“o homem é naturalmente mau e a sociedade o ajuda a melhorar “ (Hobbes)
Discordo dos dois, penso que o homem não nasce nem bom, nem mau. O estado inicial de um ser humano é amoral, não imoral, é simplesmente destituído de sentido moral, não ter consciência do que seria certo ou errado em termos morais.
Ahh!! Tem talvez uma terceira opção a teoria do Yin-Yang que todos nascemos com o bem e o mal em si... O lado negro é o Yin, e o branco, o Yang; o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang, e o círculo preto que o lado branco possui significa que Yang possui Yin. O “Ódio” é altamente "Yin”, leva-nos à agressão, ao movimento! O amor é Yang, nos leva à paz, à tranqüilidade do ser.
Quando passamos da fase inicial, já estamos com plena consciência do que é certo ou errado, evoluímos o processo de crescimento da nossa liberdade. É nessa hora que percebemos as coisas e as pessoas que nos levam ao mal e ao bem. Então, o que faz um homem ser bom ou ruim?! "Não faz sentido dividir as pessoas em boas ou más. Somos seres ambíguos, ora somos bons, ora somos maus, é um processo natural. Somos seres em constante transformação. É inerente ao ser “maldade e bondade”, o que temos que fazer é buscarmos um equilíbrio e lutarmos contra as tendências más que tanto prejudicam outros seres. Não é muito legal rotular as pessoas, é como se estivéssemos dividindo o mundo em dois hemisférios. Todas as pessoas possuem o lado bom e o lado ruim, o difícil é estabelecer o equilíbrio entre os dois. Na grande maioria das vezes, a pessoa deixa-se levar por um lado só."

Nenhum comentário:

Postar um comentário